Clique nas imagens para ampliar
ANALISADORES COLORIMÉTRICOS E SUAS DEFINIÇÕES
A Visão é um dos cinco sentidos humanos que nos transfere com a maior velocidade as informações do meio em que estamos, devido à excitação transferida pela luz, possibilitando “ver” as diferentes faixas energéticas através do comprimento de onda traduzidas nas cores do espectro visível.
As cores nos fornecem informações importantes como, por exemplo, o frescor de alimentos, conforto ambiental, sentimentos de vibração, sedução, alegria e tristeza quando aplicado no uso dos cosméticos e vestimentas, controle de qualidade de matéria prima através da alvura ou índice de amarelamento.
Os analisadores de cor permitem realizar as leituras de cor e quantificá-las eliminando a possibilidade de interpretações dúbias, se comparados à análise sensorial, fornecendo informações robustas não possibilitando contestações.
Existem duas tecnologias envolvidas nos analisadores de cor, os primeiros analisadores de cor eram construídos com apoio de fotodetectores com filtros RGB (Red, Green e Blue) que permitia a análise espectral por faixa de permissão de banda passagem, sendo classificados como Colorímetros.
Os analisadores de cor modernos utilizam grade de difração baseados em arranjos de 256 ou 512 diodos, realizando varredura de toda a faixa espectral de 350 à 1050nm ou somente da faixa visível de 400 à 700nm permitindo maior resolução e precisão na captura dos dados espectrais que se traduzirão na correta leitura da cor.
Outra definição importante quanto aos Analisadores de cor, se refere à característica do produto a ser analisado, pois podem ser sólidos, líquidos, pastosos, pós, mas a questão fundamental para a melhor especificação do analisador de cor é saber se são opacos ou translúcidos ou transparentes.
Esta questão quanto à característica dos produtos a serem analisados pelos Analisadores de Cor nos permite definir se a análise será por reflectância no caso de produtos opacos ou por transmitância no caso de produtos translúcidos ou transparentes.
No caso de produtos opacos é necessário conhecer o objetivo da análise para definir o escopo de fornecimento do analisador de cor, pois temos dois conceitos geométricos que nos permitem analisar a “aparência da cor” onde o analisador de cor realiza a leitura simulando a visão humana considerando a sua aparência no tocante à sua textura ser lisa ou não e consequentemente ser com brilho ou fosco. Ou a análise de cor, realizando leitura onde a sua textura e acabamento não devem interferir nos resultados.
No caso do analisador de cor por aparência, temos as geometrias construtivas definidas como geometria direcional 45º/0º ou 0º/45 ou 0º/30º e o analisador de cor para análise efetiva de cor como geometria difusa d/8º.
O analisador de cor utilizados na análise de transmitância as geometrias são definidas como d/8º e d/0º, que poderá realizar análise por Transmitância Total (TTotal) no caso de produtos translúcidos ou transparentes intensamente coloridos ou Transmitância Regular (TRegular) em produtos transparentes.
Uma vez definido estes conceitos, podemos dimensionar corretamente o analisador de cor, como sendo um para análise de cor, a faixa espectral, se a análise a ser realizado pelo analisador de cor será por reflectância e se será por aparência de cor ou se será necessário analisar em conjunto ou separado por transmitância ou somente realizará análise de transmitância.
A Braseq atua a mais de 30 anos no mercado brasileiro e representa a HunterLab fabricante do analisador de cor, atuando como extensão no Brasil do fabricante, auxiliando na interface técnica no mercado analítico, na implementação de nova metodologias a fim de promover maior interação, produtividade e competitividade nas indústrias e desenvolvimento de novos conhecimentos na comunidade acadêmica e centros de conhecimento e saber.
Para saber mais sobre Analisador de cor
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!