Clique nas imagens para ampliar
APLICAÇÃO DO ESTUDO DE REOLOGIA
A Reologia é a ciência que estuda como o fluido se comportará quando submetido a uma deformação ou força de cisalhamento. Ela estuda como será o fluxo e a quantificação da resistência ao escoamento é dado através de uma propriedade física denominada viscosidade.
Ao se estudar a reologia dos fluidos, podemos classificá-los como Newtonianos e não-Newtonianos; os fluidos Newtonianos apresentam a uma dada temperatura valor de viscosidade independente da variação da velocidade ao da taxa de cisalhamento enquanto aqueles fluidos classificados como não-Newtonianos apresentam comportamento divergente à essa independência, isto é, os valores de viscosidade podem aumentar ou diminuir em função do aumento da velocidade ou taxa de cisalhamento.
Além da classificação do produto com relação à sua dependência ou não da taxa de cisalhamento, estudar a reologia dos fluidos compreende avaliar também parâmetros como Tensão de Escoamento, Tixotropia, Deformação e Recuperação além de quantificação de parâmetros viscoelasticos.
Em aplicações do dia-a-dia ou mesmo no controle de qualidade e desenvolvimento de produtos é de suma importância conhecer a reologia dos fluidos para os produtos que estão sendo analisados. O comportamento reológico do material influenciará situações como o nivelamento e/ ou escorrimento de tintas imobiliárias quando aplicadas na parede, escoamento de fluidos em tubulações e o consequente dimensionamento de bombas, agitadores e trocadores de calor, espalhamento de cremes e loções tópicas bem como manteiga ou maionese sob o pão.
ESTUDOS DA REOLOGIA
O estudo da reologia dos fluidos cosméticos tais como xampus permitirá que o produto seja fluido o bastante para sair do frasco quando o consumidor apertá-lo, mas não o suficiente para que escorra por entre seus dedos. A aplicação de um esmalte deve ser garantida para que a pessoa retire-o da embalagem com a ajuda de um pincel, que durante a aplicação ele se espalhe na unha não deixando marcas e sem escorrer. Cremes hidratantes, loções corporais e pomadas devem ter um “corpo” ou consistência inicial, mas devem ser fáceis de aplicar ou espalhar sobre a pele.
Por outro lado, quando se estuda a reologia dos fluidos como tintas, sejam elas gráficas ou imobiliárias, além da referência de viscosidade em baixas taxas de cisalhamento, os parâmetros reológicos Tensão de Escoamento e Tixotropia, obtidos a partir das curvas de taxa de cisalhamento, garantirão a aplicação, nivelamento e não-escorrimento das mesmas.
Nos processos industriais encontram-se diversos tipos de equipamentos tais como bombas, agitadores, trocadores de calor, máquinas de envase, concentradores, spray-driers, entre outros, que para seu correto dimensionamento necessitam de informações relacionadas à reologia dos fluidos. Informações relativas à viscosidade e sua dependência em função da temperatura serão de suma importância na funcionalidade e operação desses equipamentos.
A reologia dos fluidos pode ser usada tanto no controle de qualidade como no desenvolvimento de novos produtos e validação de fornecedores e matérias-primas. Através de curvas de taxa e tensão de cisalhamento é possível fazer a modelagem matemática e comparar produtos diferentes, garantindo ao consumidor final a aplicabilidade do mesmo.
Para saber mais sobre Reologia dos fluidos
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!