Clique nas imagens para ampliar
EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS PARA ANÁLISE DE COR
O colorímetro medidor de cor digital é um instrumento desenvolvido para representar de forma numérica resultados relativos à percepção de cor conforme a visão humana de um determinado material em determinadas condições de análise.
Os principais aspectos construtivos de um colorímetro medidor de cor digital são: geometria, fonte de luz empregada, sistema óptico de filtro ou difração da luz, foto-sensores e unidade processadora de dados. Ao longo dos anos, vários equipamentos foram desenvolvidos utilizando a tecnologia existente para a época.
A primeira geração do colorímetro medidor de cor digital, possuí geometria direcional com propagação direta da luz no ângulo de 45/0°. Este tipo de geometria permitia a exclusão da componente de reflexão especular, que carrega a informação do brilho deixando apenas a componente de reflexão difusa para a análise de cor. As lâmpadas empregadas neste tipo de equipamento eram lâmpadas incandescentes halógenas, que com ajuda de filtros ópticos, emitiam luz branca, levemente amarelada, simulando a condição de iluminação da luz do dia conforme o iluminante CIE C. O sistema óptico era composto por lentes e filtros vermelho, verde e azul (conhecido com RGB – referência dos termos em inglês das cores), justamente para simular os órgãos sensores existentes na visão humana. Cada filtro possuía um fotodiodo que captava a informação de energia luminosa passante e convertia em sinal elétrico analógico proporcional. O sinal era amplificado e convertido em sinal digital para tratamento e manipulação dos dados em calculadoras e computadores. Na época, o único modelo matemático de visão humana existente era o CIE 2°. Logo, os resultados de análise de cor determinado pelo colorímetro medidor de cor digital remetiam às condições de iluminação e observador C/2°.
Com a expansão da microeletrônica e acessibilidade a novas tecnologias no final do século XX novos materiais ópticos e componentes foram desenvolvidos, permitido o desenvolvimento de uma nova era do colorímetro medidor de cor digital. A principal diferença estava na substituição do sistema óptico de filtros e dos fotodiodos, por um sistema de difração de luz por cristais de quartzo capaz de decompor a luz refletida em pequenos segmentos do espectro visível, sendo estes captados por uma matriz de fotodiodo com dezenas de elementos. Esta forma construtiva permitia a discretização dos dados de reflectância/transmitância relativos de acordo com o comprimento de onda da faixa espectral visível, para posterior processamento de acordo com as combinações de iluminante e observador selecionados. Essa principal modificação fez com que a nomenclatura do colorímetro medidor de cor digital mudasse para de cor.
Além da mudança do sistema óptico outros componentes sofreram grandes modificações ao longo das últimas décadas, como as lâmpadas de halogênio que foram substituídas pelas lâmpadas de Xenon e posteriormente pelas lâmpadas de LED, devido ao menor aquecimento e maior tempo de vida útil. A matriz de diodos teve um acréscimo significativo no número de elementos, permitindo maior sensibilidade e exatidão das leituras. Sensores de altura foram incorporados ao sensor óptico, permitido medições sem contato direto com a amostra. A unidade de processamento de dados e visualização de resultados, que antes necessitava de computador externo com software dedicado, esta agora sendo acoplada ao gabinete do sensor, reduzindo custo e espaço utilizado, além de proporcional inúmeras formas de visualização dos resultados, via tela touch screen, compartilhamento de dados e informações em redes corporativas internas.
A Braseq a mais de 30 anos no mercado representa a empresa norte-americana Hunterlab, um dos principais fabricantes de colorímetro medidor de cor digital para diversos segmentos de mercado, como alimentício, químico, farmacêutico entre outros.
Para saber mais sobre Colorímetro medidor de cor digital
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!