Clique nas imagens para ampliar
OS TENSOATIVOS E SEUS TIPOS EXISTENTES
Tensoativos são moléculas que podem diminuir a tensão interfacial e superficial influenciando a superfície de contato de doi líquidos, sendo elas solúveis em água e outra parte não. São substancias naturais e sintéticas que possuem duas regiões que se opõem: hidrofílica e polar (maior afinidade com a água) e lipofílica e apolar (maior afinidade com hidrocarbonetos, gorduras e óleos).
Os tensoativos (tensioativos) também são chamados de surfactantes, são utilizados na preparação de substâncias que não se misturam, possuindo funções como: detergentes, emulsificantes, dispersantes e agentes solubilizantes.
OS DIFERENTES TIPOS EXISTENTES DE TENSOATIVOS
Os tipos existentes são: tensoativos aniônicos, catiônicos, anfóteros e não iônico. Desta forma iremos apresentar sucintamente os tensoativos, dando ênfase para tensoativos aniônicos.
Os tensoativos iônicos formam tensoativos catiônicos (carga positiva) e tensoativos aniônicos (carga negativa).
tensoativos aniônicos possuem como grupo hidrófilo um radical com carga negativa, ou seja, a interação com a água é uma parte da molécula que possui caráter negativo. Estes surfactantes possuem maior classe de tensoativos tais como: sabões, sabonetes, xampus e detergentes sendo os mais utilizados pela indústria em geral.
Contudo, os tensoativos aniônicos também possuem forte poder espumante e umectante. Os sabões de ácidos graxos, alquil sulfatos, alquil éter sulfatos e os alquil sulfossuccinatos são os principais representantes da classe de tensoativos aniônicos.
tensoativos aniônicos são bem vistos por suas características de boa solubilidade em água e ainda são biodegradáveis.
Os tensoativos aniônicos, em geral, não são compatíveis com tensoativos catiônicos devido neutralização de cargas. Normalmente são sensíveis à água dura (alto teor de sais de cálcio e magnésio) que podem neutralizar e precipitar o tensoativo.
Os tensoativos catiônicos são agentes tensioativos que possuem um ou mais grupamentos funcionais que, ao se ionizar em solução aquosa, fornece íons orgânicos carregados positivamente. Destacam-se Cloreto de cetil trimetil amônio que é aplicado para produtos de pré-lavagem, possui pouco efeito bactericida e baixa biodegradabilidade e normalmente é usado em conjunto com tensoativo não iônico. Cloreto de dialquil dimetil amônio é de modo geral usado em aplicações de amaciantes de roupas com efeito de amaciamento e lubrificação. Outro destaque é Cloreto de alquil dimetil benzil amônio conhecido como cloreto de benzalcônio sendo aplicado em desinfetantes por possuir ótimo efeito bactericida e efeito de condicionamento.
Os tensoativos anfóteros apresentam características do tensoativo catiônico (pH entre 4 e 9) como também podem apresentar caracteristicas dos tensoativos aniônicos (pH entre 9 e 10) pois possui ambas as cargas em uma molécula. Os tensoativos anfóteros são betaína, imidazolinas e aminoácidos, promovem espuma moderada e suave detergência.
Tensoativos não iônicos são moléculas com maior afinidade com a água, não liberam íons quando estão contidos em solução aquosa, estabilizam a espuma, trazendo uma cremosidade. Trazem maior cremosidade para a formulação. Os tensoativos não iônicos são sobre-engordurantes, emulsionantes de condicionadores bem como agentes solubilizantes em xampus e sabonetes líquidos. Eles são derivados do polioxietileno e polioxipropileno, álcoois graxos etoxilados, amidas e alcanolamidas de ácidos graxos.
Para pesquisas e controle de qualidade dos tensoativos a Braseq apresenta a seus clientes o Analisador de Tensão Superficial SensaDyne com maior confiabilidade e ótima performance nos resultados de tensão superficial estática e tensão superficial dinâmica. Para maior informações entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Tensoativos aniônicos
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!