Clique nas imagens para ampliar
A MELHOR TECNOLOGIA EM ANÁLISE DE VISCOSIDADE
A maneira de medir viscosidade vem evoluindo á décadas. Até hoje vemos desde a mais simples análise de viscosidade feita por um frentista de um posto de combustíveis esfregando o óleo entre os dedos, até o modo mais avançado feito por engenheiro utilizando um viscosímetro digital, para obter informações reológicas e assim projetar embalagens de produtos, equipamentos de processo e controlar de maneira precisa a aplicação final.
A evolução do modo de análise de viscosidade vem acontecendo principalmente para conseguir melhorar e otimizar os resultados de viscosidade e assim ter um melhor controle e entendimento do produto. Muitas empresas estão reestruturando seus laboratórios para conseguir melhorar seus produtos. Um exemplo esta nos fabricantes de tintas que estão substituindo seus viscosímetros, como o tipo copo com orifício, para o viscosímetro digital, e assim poder entender melhor seu produto e como o mesmo se comportará quando estiver sendo aplicado, seja na pintura de uma casa ou mesmo em um automóvel na linha de produção.
Indústrias fabricantes de tintas utilizam muito o viscosímetro digital, chamado de CAP ou ICI, para alto cisalhamento, utilizado justamente para compreender a viscosidade de uma tinta quando aplicada em uma embalagem (aplicação em processo) ou lataria de um carro (simulação de uma pistola de pintura).
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O VISCOSÍMETRO DIGITAL
Indústrias de tintas, principalmente as que produzem tintas residenciais utilizam o viscosímetro de pás tipo Stormer para leituras de viscosidade em kU. O viscosímetro de ação mecânica apresenta dificuldades e exige muitos cuidados por parte do operador, pois o mesmo funciona ajustando alguns pesos que tracionam um cabo fazendo girar o sensor tipo aleta a 200 rotações por minuto. Muitas vezes são necessários vários testes até conseguir realizar uma leitura correta, causando perda de produtividade, além de possíveis erros nos resultados. A versão do viscosímetro digital para realizar esta análise não apresenta dificuldades operacionais. A simples ação do deslocamento de uma alavanca aciona o movimento rotacional do viscosímetro que realiza a leitura automaticamente, sem necessidade de ajustes por parte do operador, evitando erro nas leituras de viscosidade.
O viscosímetro digital também é muito solicitado por usuários que já utilizam o viscosímetro analógico ou outro tipo, justamente para facilitar as análises de viscosidade, pois com ele não é preciso usar cronômetros ou tabelas com fatores para multiplicações, pois o resultado de viscosidade em centipoise é mostrado diretamente no display do viscosímetro digital. A Braseq ao longo dos anos vem ajudando as empresas na adequação e restruturação de seus laboratórios, especificando o viscosímetro digital mais adequado para cada seguimento através de questionário técnico aplicado corretamente ou com visitas técnicas realizadas por especialistas em viscosidade.
Entre em contato agora mesmo!
Clique no botão e entre em contato para tirar dúvidas ou solicitar um orçamento
Entre em contatoGostou? compartilhe!