Clique nas imagens para ampliar
REOLOGIA DOS FLUIDOS
Reologia é a ciência dos fluidos que estuda o fluxo de líquidos e a deformação dos fluxos. Já a viscosidade é a resistência do fluido tende a fluir, ou seja, quanto maior a viscosidade, maior é a sua resistência ao escoamento.
Os líquidos perfeitos tem um único valor de viscosidade, denominado viscosidade absoluta, ou seja, a viscosidade não altera com o “atrito interno”, com as variações dos cisalhamentos: seu comportamento reológico é classificado com a denominação “fluidos Newtonianos”; não precisa avaliação reológica, portanto não requer reômetro de laboratório.
Os fluidos heterogêneos têm as propriedades reológicas muito mais complexas e suas viscosidades não podem ser expressas em um único valor, pois elas mudam, já que dependem da quantidade de força de tensão e das velocidades que estão sendo aplicadas ao cisalhar, ou seja, as taxas de cisalhamento. Portanto, seus comportamentos reológicos são classificados como fluidos Não Newtonianos; precisam ser avaliados por analises, feitas no reômetro de laboratório.
A maioria dos materiais fluidos, matérias primas presentes na natureza ou sintéticas, produzidos nas indústrias apresentam comportamentos Não Newtonianos, o controle dos comportamentos reológicos requer reômetro de laboratório.
FLUIDOS COM COMPORTAMENTOS NÃO NEWTONIANOS
Os fluidos com comportamentos Não Newtonianos apresentam diferentes tipos de comportamentos reológicos. São cinco tipos de comportamentos reológicos avaliados com reômetro de laboratório: plástico, pseudoplástico, dilatante (independentes do tempo que são cisalhados), tixotrópico e reopectico, (dependentes do tempo em que são cisalhados).
Nos fluidos pseudoplástico, a viscosidade aparente apresenta diminuição da viscosidade com aumento da tensão de cisalhamento. Isto é comum em suspensões coloidais, devido o fracionamento de agregado de partículas, orientação de partículas assimétricas com o aumento da taxa de cisalhamento.
Com os fluidos com comportamento reológico plástico, é necessário aplicar uma tensão de cisalhamento mínima para iniciar o escoamento. Ao aplicar tensão de cisalhamento maior, passam apresentar comportamento semelhante aos fluidos pseudoplástico, isto é, a viscosidade diminui com o aumento da taxa de cisalhamento. Quando o fluido plástico necessita tensão mínima muito pequena para iniciar o escoamento, pode não ser identificado como fluido plástico, com precisão o reômetro de laboratório identifica.
Os fluidos com comportamento reológico Dilatante, apresentam aumento da viscosidade aparente com o aumento da tensão de cisalhamento. Com o aumento da a tensão de cisalhamento, ocorre a orientação e estiramento das partículas, deformação e distribuição de agregados.
Os fluidos com comportamento reológico tixotrópico, caracterizam-se por apresentar um decréscimo na viscosidade aparente com o tempo de aplicação da tensão de cisalhamento.
Removida a aplicação da tensão de cisalhamento, em o fluido repouso tende a retornar a condição de viscosidade inicial.
Os fluidos com comportamento reológico reopectico o efeito é o inverso do comportamento tixotrópico, caracterizam-se por apresentar um acréscimo na viscosidade aparente com o aumento da taxa de deformação.
Após o repouso, o fluido tende a retornar ao seu comportamento reológico inicial. Esse tipo de comportamento não é muito comum existir entre o universo de materiais fluidos.
O reômetro de laboratório identifica com precisão, na sua tela Touch screen, além de apresentar dados da tensão e taxa de cisalhamento e viscosidade, mostra os gráficos reogramas. Portanto se conclui que é essencial a utilização do reômetro de laboratório.
Para saber mais sobre Reômetro de laboratório
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!