Clique nas imagens para ampliar
MEDIÇÃO E CONTROLE DE LICOR PRETO NA FABRICAÇÃO DE PAPEL E CELULOSE
A indústria de papel e celulose possui altas demandas de produção para o abastecimento de diversos setores, fornecendo produtos para embalagens em geral, para bens de consumo, uso didático, uso pessoal e higiênico, publicidade e propaganda, etc., utilizando o avanço da tecnologia a fim de expandir a sua produção e garantindo a segurança do processo produtivo. Desta forma, alguns critérios e procedimentos de segurança foram estabelecidos por comitês industriais para a fabricação da pasta celulósica.
Na indústria obtém-se o aproveitamento de toda a matéria-prima, sendo utilizada para produção de papel e também para geração de energia. Para transformação da madeira em pasta celulósica são adicionados, durante a etapa do cozimento no digestor, cavacos de madeira e licor branco, composto de NaOH (hidróxido de sódio ou soda caustica) e Na2S (sulfeto de sódio), responsável por reagir com a lignina e quebrar a sua ligação molecular. A lignina é uma molécula orgânica que une as fibras celulósicas e aumenta a rigidez da parede celular. Como subproduto deste processo de tratamento químico obtém-se um fluído chamado de licor preto fraco. Devido a crescentes complicações ambientais, passou-se a estudar as propriedades caloríficas deste material, verificando-se que existe um alto aproveitamento na geração de energia elétrica através de sua queima, reduzindo os custos de produção. O licor é então encaminhado à etapa de evaporação e é concentrado em aproximadamente 65%, sendo chamado de licor preto forte. Em seguida, é encaminhado para a caldeira de recuperação licor preto com o intuito de ser queimado, gerando vapor superaquecido em alta pressão para geração de energia elétrica para a unidade fabril. A caldeira de recuperação licor preto realiza a queima dos compostos orgânicos da mistura e auxilia na recuperação dos componentes sulforosos utilizados na queima. Devido à alta temperatura dentro da caldeira de recuperação licor preto os sais de sódio contidos no licor se fundem e geram uma massa chamada de SMELT (sulfeto de sódio e carbonato de sódio), sendo retirado da caldeira de recuperação licor preto e convertido em licor verde. Esta massa então é encaminhada para caustificação e após tratamento obtém-se a mistura de licor branco, que retorna ao processo de digestão para deslignificação das fibras celulósicas.
O monitoramento da porcentagem de sólidos solúveis de licor na etapa anterior a caldeira de recuperação licor preto é essencial, pois devido as suas propriedades, o mínimo contato da água com o SMELT poderia produzir uma explosão catastrófica da caldeira de recuperação licor preto. Sendo assim, como forma de prevenção, o comitê internacional Black Liquor Recovery Boiler Advisory Committee (BLRBAC) estabeleceu medidas de segurança para as operações da indústria, como o monitoramento contínuo dos sólidos do licor por meio de refratômetros redundantes.
SAIBA MAIS SOBRE A BRASEQ
A Braseq trabalha com a marca Electron Machine Corporation, que fornece refratômetros de processo desde a década de 1960 e foi pioneira na fabricação de refratômetros para medição de licor preto. Para esta aplicação é fornecido o modelo MDS E-SCAN, consistindo de dois refratômetros MPR E-SCAN independentes e de um monitor destinado a supervisionar e garantir que cada instrumento esteja fornecendo leituras dentro dos parâmetros e limites operacionais. Em caso de falha ou detecção de baixo teor de sólidos, o equipamento possui ações de alarme e sistema de desvio da caldeira de recuperação licor preto. O sistema é amigável e possui menu intuitivo de navegação. A válvula de isolamento instalada na linha permite a retirada do equipamento em casos de manutenção. O equipamento conta também com sistema de senha, para proteger funções críticas de operação e configuração de purga inteligente, assegurando a limpeza apropriada do prisma e estendendo a sua vida útil. Equipamento regulamentado pela (BLRBAC), seguindo as diretrizes de segurança e fabricação.
Para saber mais sobre Caldeira de recuperação licor preto
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!