Clique nas imagens para ampliar
OS MÉTODOS E SEUS BENEFICIOS PARA ANALISES DE TAMANHO E DISTRIBUIÇÃO DE PARTÍCULAS
A análise de tamanho de partículas ou granulometria é um processo utilizado para determinar a percentagem em peso que cada faixa especificada do tamanho de partículas representa na massa total ensaiada.
A escolha da técnica adequada para se efetuar a análise granulométrica de um determinado material vai depender do tamanho das partículas contidas no meio.
A análise de tamanho de partículas pode ser realizada por alguns métodos:
- Peneiramento: especifica para solos granulares como pedregulhos e areias;
- Sedimentação: orientado para solos argilosos. É uma técnica menos reprodutiva, mais trabalhosa e demorada;
- Imagem (foto em conjunto com software para análise granulométrica): A análise de imagem é importante como ferramenta de auxilio na avaliação das partículas.
A análise de tamanho de partículas e sua distribuição em meios líquidos e sólidos têm como objetivo estudar a distribuição granulométrica do material agregado e suas características físicas. A análise de tamanho de partículas também poderá ser obtida por meio de instrumentos automáticos como o analisador de tamanho e distribuição de partículas.
Em amostras liquidas, cujas partículas estão dispersas em suspenções, emulsões ou soluções, recomenda-se três métodos com diferentes princípios de medição:
Fracionamento Hidrodinâmico Capilar
Atenuação acústica
Difração de Luz
A análise de tamanho de partículas por Fracionamento Hidrodinâmico Capilar, CHDF, é uma anlise de alta resolução, na faixa de 5 nm a 3 mícrons, separando as partículas de acordo com o tamanho para dimensionar como elas são transportados por um líquido (eluente) fluindo em um tubo capilar. As partículas são fraccionadas independentemente da sua densidade (gravidade específica) e saem do capilar em tamanho de ordem decrescente e principalmente devido a um efeito de exclusão de tamanho e então são detectadas, tipicamente, através de um detector UV por HPLC operando a um comprimento de onda de 220nm ou 254 nm. A saída do detector de UV é gerada pela soma da luz UV absorvida e espalhada por partículas fracionadas.
O SOFTWARE CHDF GERA CURVAS TEÓRICAS MIE- THEORY TR A PARTIR DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO DE PARTÍCULAS ESPERADO.
A análise de tamanho de partículas por espectroscopia de atenuação acústica (AAS - Acoustic Attenuation Spectroscopy) é uma técnica poderosa para a medição do tamanho de partículas Distribuição (PSD) de colóides concentradas (na maioria dos casos), sem a necessidade de diluição da amostra, nas condições de processo.
A espectroscopia de atenuação acústica (AAS) é comumente usada para medir as distribuições de tamanho de partículas (PSD) na faixa de 5 nm a 100 microns de amostras coloidais aquosas, bem como não aquosas, tais como Polímeros de Polimento Mecânico Químico (CMP), Slips Cerâmicos, Tintas de Impressão, Minerais, Catalisadores, Metal Óxidos, Pigmentos, Cosméticos entre outros.
Na análise de tamanho de partículas por espalhamento ou difração de luz as partículas são dispersas num fluído em movimento. As partículas de pó causam descontinuidades no fluxo do fluído, que são detectadas por uma luz incidente e correlacionadas com o tamanho de partícula. Ao atingir uma quantidade determinada de partículas, a luz incidente sofre uma interação entre quatro diferentes fenômenos (difração, refração, reflexão e absorção).
Este método é normalmente utilizado para medir tamanho e distribuição de partículas (PSD) em amostras translucida. Não é um método adequado para realizar medições em amostras opacas ou em alta concentração colóides, pois devido ao bloqueio da passagem de luz, requer o processo de diluição, tornando a análise diferente das condições de processo e mascarando a real performance dos resultados.
A MASS APPLIED SCIENCE oferece não apenas os exclusivos e poderosos instrumentos para análise de tamanho de partículas e Potencial Zeta, mas também a expertise em caracterização de colóides, sendo líder mundial em sistemas de análise de dispersão por Atenuação Acústica, Eletroacústica e Fracionamento Hidrodinâmico Capilar. Com mais de 20 anos de experiência, é representada no Brasil pela Braseq com um time de profissionais qualificados e está pronta para lhe fornecer soluções para qualquer uma das suas necessidades de caracterização de partículas para Controle de Qualidade, Pesquisa e Desenvolvimento, incluindo análise de nanopartículas, emulsões e colóides. Para mais informações entre em contato com nossos consultores ou especialistas.
Para saber mais sobre Análise de tamanho de partículas
Ligue para 11 4016-0000 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!